A condição

O QUE É A OSTEOPOROSE NA COLUNA?

A osteoporose na coluna é uma condição médica em que os ossos da coluna vertebral se tornam fracos e quebradiços devido à perda de densidade óssea.

As fraturas que vão ocorrendo na coluna ao longo dos anos podem levar a um quadro de dor aguda e intensa nessa região em casos de quedas ou traumas mais sérios, ou passam quase despercebidas no caso de micro-fraturas.

Fraturas por osteoporose na coluna são conhecidas também como fraturas por insuficiência e ocorrem devido à fragilidade vertebral consequente à menor densidade óssea. Esse tipo de lesão geralmente ocorre após quedas, porém ela também pode surgir após mínimo ou nenhum trauma.

Em casos graves há a possibilidade de realizar uma vertebroplastia que é um procedimento médico minimamente invasivo onde é injetado cimento ósseo em uma vértebra fraturada para estabilizá-la e reduzir a dor.

Fique atento

Quais os sintomas da OSTEOPOROSE NA COLUNA?

Os sintomas da osteoporose na coluna podem incluir:

Importante

QUAIS AS Principais CAUSAS DAs fraturas NA COLUNA?

A osteoporose é uma das principais causas de fraturas na coluna, entretanto, existem outros fatores que também podem contribuir para o aumento desse risco. Em muitos casos, essas fraturas requerem intervenção cirúrgica para garantir a correta recuperação do paciente.


Tipos e Causas

QUAIS AS CAUSAS DA OSTEOPOROSE NA COLUNA?

A osteoporose na coluna pode ser:

Envelhecimento 

A idade avançada é um fator de risco para osteoporose, pois os ossos perdem densidade e força à medida que envelhecem.

Deficiência de cálcio e vitamina D

A deficiência desses nutrientes pode levar à perda de densidade óssea e à osteoporose.

Menopausa

Mulheres após a menopausa têm diminuição dos níveis de estrogênio, um hormônio que ajuda a manter a densidade óssea.

Fatores genéticos

A osteoporose pode ser hereditária e tende a ocorrer em famílias.

Uso de corticosteroides

O uso prolongado de corticosteroides pode levar à perda de densidade óssea e osteoporose.

Estilo de vida pouco saudável

Tabagismo, consumo excessivo de álcool e falta de atividade física são fatores de risco para a osteoporose na coluna.

Doenças

Algumas doenças, como artrite reumatoide, hipertireoidismo e doença celíaca, podem aumentar o risco de osteoporose.

Uso de medicamentos

Anticonvulsivantes e medicamentos usados para tratar o câncer de mama e próstata, podem afetar a densidade óssea e aumentar o risco de osteoporose.

Opções de tratamento

COMO É FEITo o TRATAMENTO DA OSTEOPOROSE NA COLUNA?

Para tratamento da osteoporose é necessário avaliar todos os casos individualmente para assim propor o tratamento adequado para as necessidades de cada paciente. Entre as principais formas de tratamento estão a terapia hormonal, o uso de medicamentos para aumentar a densidade óssea, suplementos de cálcio e vitamina D, exercícios e mudanças no estilo de vida. Além disso, em casos de persistência da dor, mesmo com tratamento clínico, pode ser recomendado o tratamento cirúrgico. A técnica mais utilizada é a vertebroplastia.

E como é feita a cirurgia da vertebroplastia?

A vertebroplastia é um procedimento médico minimamente invasivo utilizado para tratar fraturas vertebrais causadas por osteoporose ou outros fatores.

A cirurgia da vertebroplastia pode ser feita utilizando uma variedade de abordagens, mas a abordagem mais comum é a percutânea. É feita uma pequena incisão na pele e inserida uma agulha no corpo vertebral, utilizando-se fluoroscópio (aparelho radiográfico). Uma vez que a agulha esteja no lugar, o cimento ósseo é injetado no corpo vertebral através da agulha. O cimento ósseo endurece rapidamente, estabilizando a vértebra e aliviando a dor.

O procedimento pode ser feito sob anestesia local com sedação, ou sob anestesia geral. Todo o processo leva, normalmente, menos de uma hora para ser concluído.

Após o procedimento, os pacientes, normalmente, experimentam alívio imediato de suas dores. Eles podem ir para casa no mesmo dia ou no dia seguinte. O tempo de recuperação é geralmente curto, e a maioria das pessoas pode voltar às suas atividades normais dentro de poucos dias.

A vertebroplastia é uma opção de tratamento eficaz para pacientes com fraturas por compressão vertebral que não tenham respondido a outros tratamentos mais conservadores. No pós-operatório é fundamental que seja realizado tratamento fisioterapêutico.

Agende uma consulta para avaliação e comece a
cuidar da saúde da sua coluna.

(11) 91457-1768

Entenda mais

PRINCIPAIS DúVIDAS DOS MEUS PACIENTES

1Quais são as complicações da Osteoporose?

Quebrar (fraturar) um osso é uma complicação considerada grave da Osteoporose, especialmente em pacientes idosos.

Quebras ósseas osteoporóticas são mais prováveis de ocorrer no quadril, na coluna ou no pulso, mas outros ossos também podem quebrar. Além de causar dor permanente, a osteoporose faz com que alguns pacientes percam altura. Quando a osteoporose afeta as vértebras ou os ossos da coluna, ela geralmente leva a uma postura encurvada ou curvada.

A osteoporose pode limitar a mobilidade, o que muitas vezes leva a sentimentos de isolamento ou depressão.

Além disso, vinte por cento dos idosos que quebram um quadril morrem dentro de um ano por causa de complicações relacionadas ao próprio osso quebrado ou a cirurgia para repará-lo. Muitos pacientes necessitam de cuidados extras que podem vir a se tornarem vitalícios.

2Como se prevenir da Osteoporose?

Como todos sabem, a osteoporose é uma doença silenciosa. Você pode não saber que você tem até que você quebre um osso. Um teste de densidade mineral óssea é a melhor maneira de verificar a sua saúde óssea.

Para manter os ossos fortes, coma uma dieta rica em Cálcio e Vitamina D, faça exercícios físicos regularmente e não fume.

Se necessário, os medicamentos também podem ajudar. Vale ressaltar que também é importante evitar cair. As quedas são a causa número um de fraturas em adultos mais velhos.

3Quanto tempo demora para cicatrizar uma vértebra quebrada?

A cura pode levar até três meses. Após este período, a cinta não deve ser usada, pois pode enfraquecer os músculos do tronco. Os pacientes geralmente são incentivados a praticar exercícios leves, como nadar ou caminhar, assim que puderem tolerar os movimentos.

4Quais os riscos da vertebroplastia?

Assim como acontece com qualquer cirurgia, a vertebroplastia também possui alguns riscos. Estes podem incluir vazamento de cimento, infecção e lesão da medula espinhal. Existe também o risco de que este procedimento cirúrgico não seja eficaz e pode não aliviar ou pode causar piora dos sintomas pré-operatórios.

Existem complicações do método, onde a técnica apurada feita por profissional experiente diminui bastante tais riscos, que devem ser discutidos previamente com o cirurgião que vai executar o método.

Vale ressaltar que a vertebroplastia é um procedimento seguro e eficaz, com uma baixa taxa de complicações.

Se você está pensando em fazer uma vertebroplastia, não deixe de falar com um especialista em coluna sobre todas as opções de tratamento possíveis, pois é ele quem o ajudará a tomar a melhor decisão para sua situação individual.

5Quando o procedimento da vertebroplastia é indicado?

O procedimento é, geralmente, recomendado apenas para pacientes que não respondem a outros tratamentos mais conservadores. Depois de esgotados os recursos não cirúrgicos de tratamento, e o paciente não obter resultados satisfatórios, a vertebroplastia pode ser indicada.

6Qual a diferença entre vertebroplastia e cifoplastia?

A diferença entre esses dois procedimentos é que na vertebroplastia é inserida a agulha e injetado o cimento, e na cifoplastia antes de se injetar o cimento, insufla-se um balão dentro do corpo da vértebra.

Em outras palavras, a cifoplastia com balão usa balões ortopédicos para criar uma cavidade na vértebra fraturada para o cimento ósseo. Além de restaurar a altura vertebral, esta cavidade permite uma injeção mais controlada de cimento ósseo e reduz significativamente a pressão de injeção na vértebra durante o procedimento.

Dr. Henrique Noronha

CRM 124965 | RQE 46824

Ajudar as pessoas a aliviarem suas dores relacionadas a coluna é algo que faz parte da minha rotina, não só da minha profissão.

Amo o que faço e por isso, além de ajudar meus pacientes, tenho como objetivo ajudar o maior número de pessoas possíveis, explicando pra você sobre a saúde da sua coluna.

Minha formação é voltada para a excelência na intervenção cirúrgica, o que me leva a buscar constantemente novas tecnologias e me dedicar ao aprimoramento em conjunto com profissionais de outros países.

Espero poder ajudá-lo(a) através dos meus conteúdos ou até mesmo como seu especialista, seria uma honra poder contribuir para a saúde da sua coluna.

Dr. Henrique Noronha

CRM 124965 | RQE 46824

Ajudar as pessoas a aliviarem suas dores relacionadas a coluna é algo que faz parte da minha rotina, não só da minha profissão.

Amo o que faço e por isso, além de ajudar meus pacientes, tenho como objetivo ajudar o maior número de pessoas possíveis, explicando pra você sobre a saúde da sua coluna.

Minha formação é voltada para a excelência na intervenção cirúrgica, o que me leva a buscar constantemente novas tecnologias e me dedicar ao aprimoramento em conjunto com profissionais de outros países.

Espero poder ajudá-lo(a) através dos meus conteúdos ou até mesmo como seu especialista, seria uma honra poder contribuir para a saúde da sua coluna.

Hospitais que atuo

Excelente
Com base em 244 avaliações
Rodrigo Oliveira
Rodrigo Oliveira
30/08/2023
Dr Henrique muito atencioso, ouviu pacientemente minhas queixas e me alertou em vários pontos para solucionar o problema, realmente é um especialista.
Nivia Muniz
Nivia Muniz
30/08/2023
Excelente profissional, uma equipe muito competente. É muito bom estar em um lugar onde você é tratado com respeito. Obrigada pela dedicação, paciência, competência e calor humano em todos os atendimentos!
Alexandra Oliveira
Alexandra Oliveira
30/08/2023
Boa tarde a todos. Gostaria de agradecer por toda equipe do Hospital ACCD e Dr Henrique pelo cuidado pela minha vida.
Sibele -
Sibele -
30/08/2023
Dr Henrique excelente profissional, transmite muita confiança e conhecimento. Fiz cirurgia lombar , ele esclarece todas suas dúvidas te deixando bem segura para a cirurgia! Super indico !
Priscila Priscila Santos
Priscila Priscila Santos
03/08/2023
Adorei o ambiente, atendimento perfeito tanto na recepção quanto na consulta, o doutor muito atencioso, explica tudo muito bem, não deixa dúvidas em relação ao que perguntamos e muito bom profissional 🥰🥰🥰
Vani Mabelini
Vani Mabelini
29/06/2023
Excelente
Rob Luvisotto
Rob Luvisotto
29/06/2023
O Dr. Henrique nos atendeu com muito carinho e paciência, já que essa foi minha primeira teleconsulta. Realizou os testes necessários e explicou com segurança qual a condição do meu filho e todo o caminho que deveremos seguir em seu tratamento. Usou palavras de fácil entendimento e foi super preciso. Estou super satisfeita com a consulta. Em seis meses retornaremos a nova consulta. Mais uma vez, muito obrigada Dr. Henrique!
Marcelo Ruiz Lucas (Irmão M Lucas)
Marcelo Ruiz Lucas (Irmão M Lucas)
28/06/2023
Excelente Atendimento! Explica claramente quais são as opções e os procedimentos necessários.