CRM 124965/RQE 46824

Artroplastia Lombar

Tratamento > Artroplastia Lombar

O que é Artroplastia Lombar?

A prótese de disco lombar é um tipo de cirurgia na coluna destinada a trocar um disco desgastado que não mais executa sua função, ou a faz com dor limitante às atividades de vida diária do paciente.

Sua coluna é composta de ossos chamados vértebras que são empilhados uns sobre os outros. 

Os discos entre as vértebras funcionam como amortecedores para permitir que as vértebras girem e se movam sem que os ossos se atirem. 

As vértebras lombares e os discos estão na parte inferior da coluna. A substituição do disco lombar envolve a substituição de um disco desgastado ou degenerado na parte inferior da coluna por um disco artificial feito de metal ou uma combinação de metal e plástico.

A substituição do disco lombar é geralmente vista como uma alternativa à cirurgia de fusão/artrodese, que é mais comum. 

A artrodese une permanentemente 2 vértebras. A substituição do disco lombar é uma cirurgia de porte intermediário que requer anestesia geral e internação hospitalar.

Quando é indicado substituir o disco lombar?

A principal indicação de uma prótese de disco lombar é para tratar a dor lombar discogênica e a lombociatalgia por hérnia discal refratárias a tratamentos convencionais. 

Ainda assim, nem todo mundo com dor lombar é um bom candidato para uma cirurgia de substituição de disco lombar. Seu médico precisará fazer alguns testes para ver se é o procedimento certo para você!

Em geral, a cirurgia de substituição do disco lombar pode ser recomendada se:

  • Sua dor nas costas vem principalmente de apenas 1 ou 2 discos na parte inferior da coluna
  • Você não tem nenhuma doença articular significativa ou deslizamento/instabilidade nas vértebras de sua coluna.
  • Você não está excessivamente acima do peso.
  • Você não fez cirurgia na coluna anteriormente.
  • Você não tem escoliose ou outra deformidade da coluna vertebral.

Quais são os riscos de uma substituição do disco lombar?

Como todas as cirurgias, a prótese de disco lombar apresenta alguns riscos. A substituição do disco requer acesso à coluna vertebral por via abdominal à semelhança do ALIF. 

Isso faz com que o procedimento tenha algumas vantagens em relação à cirurgia por via posterior (lombar) convencional: 

  • Menor agressão à musculatura do core,
  • Menor taxa de sangramento pós-operatório, 
  • Menor tempo de internação hospitalar, 
  • Menos dor pós-operatória, 

Alguns dos riscos potenciais desta cirurgia incluem:

  • Infecção do disco artificial ou da área ao redor dele,
  • Deslocamento, soltura ou quebra da prótese,
  • Mal posicionamento da prótese
  • Rigidez ou dor da coluna
  • Trombose Venosa Profunda 

Pode haver outros riscos, dependendo de sua condição médica específica. Certifique-se de compreender os riscos e benefícios da artroplastia lombar e discuta quaisquer preocupações com o seu cirurgião antes do procedimento.

Como faço para me preparar para uma substituição de disco lombar?

Além de uma minuciosa avaliação clínica, será necessário raios-X, ressonância magnética, tomografia computadorizada e exames de sangue. 

Isso nos ajuda a identificar a verdadeira natureza e extensão de sua dor e lesões na coluna. 

Eles também podem ser necessários para obter uma melhor visão da coluna vertebral e decidir se a cirurgia é adequada para você.

Informe o seu médico sobre todos os medicamentos e quaisquer vitaminas, ervas e suplementos que você está tomando! 

Alguns deles podem alterar a coagulação do sangue, portanto, pode ser necessário interromper o tratamento antes do procedimento!

Você pode ser instruído a ingerir uma dieta líquida sem resíduos nos dias que antecedem a cirurgia, pois como a cirurgia é por via abdominal, há maior facilidade na execução se o intestino fizer este preparo.

É necessário jejum por 8 horas antes da cirurgia. O tempo de internação é entre 1 e 2 dias, com grande probabilidade de levantar e  andar já no dia seguinte da cirurgia. Você não poderá dirigir por algum tempo após a cirurgia (6 semanas, em média). 

Por um curto período de tempo após a cirurgia, você pode precisar de ajuda em casa com coisas como tomar banho, vestir-se, limpar e fazer compras. Recomendamos deixar isso previamente organizado.

Fale com o seu médico para saber exatamente o que você precisa fazer antes do procedimento.

O que acontece durante a substituição de disco lombar?

Inicialmente, você terá um acesso intravenoso colocado em uma veia em sua mão ou braço através do qual um anestésico é administrado.

O medicamento irá colocá-lo em um sono profundo e impedirá que você sinta dor e veja a cirurgia. Você ficará deitado de barriga para cima para esta cirurgia.

Um outro médico neurofisiologista iniciará a monitorização de seus nervos através da colocação de pequenos eletrodos em seu corpo de forma a acompanhar e preservar a integridade funcional de seus nervos durante o procedimento.

Uma equipe de cirurgiões (geralmente um cirurgião vascular e um cirurgião de coluna) farão o procedimento juntos. 

 

cirurgia de Artroplastia Lombar

O cirurgião fará uma incisão em seu abdômen, que pode ser transversal (como cesárea) ou longitudinal a depender da sua anatomia abdominal e vertebral. 

Seus órgãos e vasos sanguíneos serão delicadamente afastados para o lado para permitir o acesso à sua coluna.

O cirurgião removerá o disco danificado. Com auxílio de microscópio ou lupa de aumento, descomprimirá os nervos se estiverem pinçados e colocará o novo disco artificial no lugar. 

Seus órgãos e vasos sanguíneos são colocados de volta no lugar e a incisão será fechada.

Você será levado a uma área de recuperação para monitoramento rigoroso até acordar da anestesia. Você ainda terá um acesso intravenoso. Quando estiver totalmente acordado e alerta, você será levado ao seu quarto de hospital.

Converse com seu médico sobre como você pode esperar o procedimento de substituição do disco lombar.

O que acontece após a substituição de disco lombar?

A depender de sua condição clínica, é possível que você tenha alta já no dia seguinte, uma vez que a dor esteja controlada, já tenha andado, urinado, apresentado sinais de movimento intestinal (saída de gases) e se alimentado. 

Como a substituição do disco lombar não requer osso para cicatrizar, o período de recuperação pode ser mais rápido do que com outras cirurgias na coluna.

A depender de sua condição clínica, é possível que você tenha alta já no dia seguinte, uma vez que a dor esteja controlada, já tenha andado, urinado, apresentado sinais de movimento intestinal (saída de gases) e se alimentado. 

médica consolonando pessoa que vez Artroplastia Lombar

Como a substituição do disco lombar não requer osso para cicatrizar, o período de recuperação pode ser mais rápido do que com outras cirurgias na coluna.

Você precisará evitar atividades ou movimentos de impacto por um bom tempo (3- 6 meses). Sua recuperação pode levar de algumas semanas a alguns meses.

A prótese de disco lombar geralmente melhora a dor e a qualidade das atividades diárias em 95% das vezes, mas não a elimina completamente.

Converse com seu médico para ter uma idéia realista sobre o que você pode esperar após esta cirurgia e não gerar falsas expectativas. 

Converse também com seu médico sobre as instruções que você precisa seguir após a cirurgia, o que você pode e não pode fazer, como cuidar da incisão, sinais de problemas que você precisa observar e quando precisa de acompanhamento médico.