Escoliose, ou curvatura da coluna, é uma condição que muitas pessoas associam apenas a adolescentes. Mas os adultos também podem ter escoliose.
A escoliose adulta é definida como curvatura anormal da coluna em um paciente com mais de 18 anos. Às vezes, isso é o resultado de uma curvatura da infância que não foi tratada e desde então progrediu.
Se a escoliose ocorre em um adulto sem história de curvatura na infância, ela é classificada como escoliose degenerativa (de novo) do adulto.
À medida que envelhecemos, muitas mudanças ocorrem em nossos corpos. Isso é especialmente verdadeiro na coluna.
Quando partes da coluna vertebral começam a se deteriorar, muitas pessoas começam a sentir dores nas costas ou no pescoço. As doenças degenerativas da coluna vertebral comuns incluem:
Qualquer uma dessas condições pode fazer com que a coluna se curve para a esquerda ou para a direita. Essa curvatura não é apenas cosmeticamente desagradável, mas também pode causar outros problemas, como:
O primeiro passo, e muito importante, no tratamento da escoliose degenerativa do adulto, é obviamente fazer um diagnóstico preciso.
A maioria dos casos de escoliose em adultos é tratada com métodos não cirúrgicos. Isso pode incluir:
Em alguns casos, a órtese pode ser usada (mas apenas para controlar a dor, não para corrigir a deformidade)
A correção cirúrgica da escoliose degenerativa do adulto não é comum. No entanto, pode ser necessário nas seguintes condições:
Se a cirurgia for necessária, pode incluir uma fusão combinada com instrumentação espinhal (o uso de hastes ou parafusos ou outros implantes para estabilizar a coluna) de duas ou mais vértebras.
O Dr. Henrique determinará qual tipo de cirurgia é melhor para sua condição. Esteja certo de que, se a cirurgia for necessária, todos os aspectos do procedimento, incluindo riscos e benefícios, serão totalmente explicados a você com antecedência.
Lembre-se de que muitos casos de escoliose em adultos não precisam de tratamento. Uma abordagem “esperar para ver” pode ser usada para ver se a curva progride ao longo do tempo.
Nesse ínterim, será importante para você manter sua saúde fazendo exercícios regularmente para manter a flexibilidade e força, comer bem, não fumar e aprender a mecânica corporal correta (postura, maneira correta de carregar cargas pesadas, etc.). as melhores maneiras de prevenir mais problemas nas costas.