Realizar sessões de acupuntura para coluna é uma das melhores alternativas para tratar as dores na região, você sabia?

Como você verá mais detalhado a seguir, a acupuntura é um procedimento médico que se originou na China e ficou famoso pelo mundo todo, trazendo uma técnica de inserção e manipulação de agulhas em determinados pontos energéticos do corpo, sendo utilizada no tratamento de diversas condições clínicas, e quando se trata de problemas na coluna, essa realidade não seria diferente. 

De acordo com estudos, as dores lombares atingirão, em média, 90% dos brasileiros em algum momento de suas vidas, podendo afetar por diferentes motivos, e dentre eles o mais comum são os problemas com a postura.

Mas calma, temos uma boa notícia: além de causar mudanças no seu estilo de vida, a acupuntura para coluna pode aliviar e auxiliar no processo de tratamento de dor nas doenças lombares.

Se você quiser saber como, continue com a gente!

Afinal, o que é Acupuntura?

Acupuntura é um procedimento que utiliza inserção e manipulação de agulhas metálicas em determinadas partes ou pontos do corpo, visando tratar de diversas condições clínicas, assim como à manutenção da saúde e prevenção de dores. 

Essa é uma técnica terapêutica originária da China, e faz parte de um grupo de conhecimentos médicos desenvolvidos ao longo dos últimos 2.500 anos, denominados de Medicina Tradicional Chinesa (MTC).

A palavra “acupuntura” é adaptação ocidental do conceito chinês e deriva do latim “acus” (agulha) e “puntura” (perfuração). Em chinês, essa técnica é denominada “Jin Huo”, que significa metal e fogo, o último referindo-se ao uso de mocha (cones feitos de erva Artemísia), que acesos estimulam os pontos de acupuntura.

Essa técnica complementar pode ser aplicada em diversos tipos de pessoas, desde crianças, adultos e idosos, visto que seu principal objetivo é promover qualidade de vida e bem-estar aos pacientes, sendo muito eficaz também àqueles que estão se recuperando de lesões.

O que são os meridianos na Acupuntura?

Na Medicina Tradicional Chinesa, acredita-se que diversos órgãos como rins, fígado, pulmão e o baço, além de partes do corpo humano, concentram a energia vital chamada de QI. Quando interferida, causa uma desarmonia, desenvolvendo-se em patologias motoras, sistêmicas e psíquicas.

Ao todo, são 350 pontos onde o QI flui pelo corpo, indo desde os pés até a região da orelha e cabeça.

A Acupuntura tem por objetivo sanar a desarmonia e estimular os pontos energéticos, promovendo a autocura e agindo como um analgésico natural. 

Além disso, diferente da Medicina tradicional, a técnica visa trabalhar o bem-estar do corpo como um todo ao invés de abordar somente sintomas que estão incomodando o paciente, trazendo benefícios também à mente.

Como funciona a técnica de acupuntura para coluna?

A acupuntura traz técnicas de inserção de agulhas através da pele, nos tecidos abaixo dela, em várias profundidades, direções e pontos estrategicamente planejados, que tem por objetivo promover o efeito terapêutico. 

O tratamento consiste na aplicação de agulhas finíssimas em várias regiões energéticas do corpo. Estas agulhas auxiliam no tratamento de diversas condições que acometem o sistema musculoesquelético. As dores na coluna são um exemplo.

A técnica pode ser realizada em vários tipos de pessoas, sem depender da idade delas.

Além disso, o principal objetivo da acupuntura é estimular boas sensações, relaxamento e promover qualidade de vida.

A acupuntura para coluna utiliza os métodos e os acupontos necessários para tratar a dor na região lombar e propiciar o alívio dos sintomas. Assim, as agulhas são usadas em pontos específicos que geram os resultados esperados nas sessões da terapia.

Como a acupuntura pode ajudar nas minhas dores de coluna?

Quando deparamos com doenças da coluna vertebral é fundamental fazer o diagnóstico correto da causa etiológica que está levando a manifestação dos sintomas, sejam eles dor nas costas ou irradiada para os membros (devido a compressão de nervos na coluna). Essa etapa deve ser feita em conjunto com um médico especialista em coluna.

A ideia é triar os casos e propor terapêutica efetiva, através de tratamento clínico reabilitacional, incluindo em muitos casos o uso das técnicas de acupuntura, infiltrações ou cirurgia. A abordagem não é limitada em apenas dissipar a dor, mas também entender mecanismos associados, mecânicos, posturais e emocionais que perpetuam o quadro doloroso. O objetivo é quebrar o círculo vicioso de descompensações da melhor forma possível.

Acupuntura é terapia integrativa para tratamentos de coluna, devido a sua função anti-inflamatória, relaxante muscular, além de promover melhora do padrão do sono, redução da ansiedade e do estresse.

Quais os benefícios da acupuntura para coluna?

Há diversas vantagens quando se trata de acupuntura para tratar os problemas na coluna. 

Um dos principais que podemos citar aqui é o fato do procedimento não possuir efeitos colaterais.

Além disso, ele pode servir como tratamento complementar, atuando com outros tipos de procedimentos.

Outras vantagens e benefícios incluem:

A acupuntura é eficaz no tratamento de dor na coluna?

Como já citamos, dentre as dores mais comuns na coluna, a dor na região lombar é o campeão, presente na vida de três a cada quatro pessoas, e o surgimento dessas dores independe da faixa etária da pessoa.

O sintoma não costuma persistir muito tempo, tendendo a regredir em até 6 semanas.

Porém, às vezes a situação é menos simples e o problema se torna reincidente, podendo, em poucos casos, acabar tornando-se um quadro crônico.

A forma mais comum e procurada de tratamento para as dores na coluna é a utilização de medicamentos que servem para aliviar os sintomas.

Mas, apesar da grande maioria das pessoas optarem por este método, ainda existem outras opções também viáveis e até mais seguras que essa.

A acupuntura, por exemplo, é super eficaz para aliviar as dores, além de ser um método seguro e praticamente indolor, sem riscos de usar medicamentos inadequados.

De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, o corpo humano possui mais de dois mil pontos de pressão, que são conectados por meridianos, e assim um fluxo energético pode percorrer todo o corpo livremente.

Quando estes pontos são estimulados pelas agulhas, o fluxo de energia fica equilibrado e permite que a saúde do paciente possa retornar aos níveis adequados.

Para tratar as dores na coluna, as agulhas precisam estimular o sistema nervoso, causando a liberação de substâncias específicas nos músculos e outras regiões.

Além disso, um fato comprovado é que as agulhadas estimulam a liberação de opioides naturais em diversas regiões do cérebro, causando um efeito analgésico no paciente.

Quais os tipos de dores na região lombar?

Existem basicamente dois tipos de dores nas costas, causados por diferentes motivos: as dores primárias ou secundárias.

As primárias são causadas na própria coluna, em casos de hérnias, tumores, tuberculose óssea, fraturas e outros.

Já as dores secundárias, por sua vez, são originadas de problemas em outros órgãos, como ocorre nos casos de infecção nos pulmões.

Outras dores que surgem na coluna podem ser causadas por hábitos ruins, como permanecer sentado por muito tempo, fazer esforço excessivo repetidas vezes ou até mesmo pelo tabagismo, sedentarismo, além de outros fatores como o estresse e excesso de peso.

Veja a seguir uma lista de doenças na coluna que podem ser tratadas com Acupuntura.

Doenças e dores na coluna tratadas com Acupuntura

A OMS – Organização Mundial da Saúde – elaborou em 2003 uma lista de doenças em que a Acupuntura é eficiente no tratamento complementar.

Sejam doenças crônicas ou agudas, a técnica consegue ser efetiva em várias delas. Vamos citar as principais:

Hérnia de disco

As hérnias de disco são alterações anatômicas e mecânicas que ocorrem nos discos intervertebrais decorrentes de seu envelhecimento. 

Essa lesão ocorre com mais frequência na região lombar, quando o desgaste provoca o rompimento do disco intervertebral e o líquido que ele possui em seu interior, composto por colágeno e água, vaza para o exterior da coluna. 

A condição causa a compressão ou deslocamento dos discos intervertebrais, causando dor na coluna, que pode se estender para o braço, perna e pé, e a limitação dos movimentos do corpo.

👉Saiba mais: Tudo sobre Hérnia de Disco: O que é, sintomas e tratamentos 

Tendinite

A tendinite é uma doença que consiste na inflamação de tendões.

Ela geralmente está ligada à prática constante de certo movimento ou esforço, o que chamamos de LER, uma Lesão por Esforço Repetitivo.

A tendinite ocorre mais comumente no pulso e na panturrilha, mas pode afetar tendões de outras partes do corpo.

A doença pode ser contida com a aplicação de sessões de acupuntura, que melhoram o quadro apresentado pelo paciente.

Lesões musculares

As lesões musculares são condições muito comuns, principalmente em pessoas que praticam algum tipo de esporte ou exercício constantemente.

O contato contínuo com certas posições e movimentos presentes em algumas modalidades esportivas é suficiente para o surgimento de uma lesão.

A acupuntura, por sua vez, pode ajudar essas pessoas estimulando a região lesionada e restabelecendo o seu fluxo sanguíneo.

Cervicalgia

As cervicalgias são caracterizadas por dores localizadas na região do pescoço e ombros, e geralmente estão associadas à presença de tensão muscular, pontos de dor (pontos gatilhos) e redução da mobilidade nos movimentos da coluna cervical.

Essas condições causam a compressão dos nervos ou uma inflamação muscular surgida por decorrência de algum trauma.

👉 Saiba mais: Cervicalgia: O que é, sintomas e tratamento – Dr Henrique Noronha 

Quais os Acupontos (Pontos de Acupuntura) necessários na acupuntura para coluna?

Os pontos de acupuntura para coluna são variados, dependendo do estado do paciente, se a dor é cervical, no centro ou na lombar. Alguns dos quais podemos citar são:

E para quando a dor está presente na área central ou superior das costas, os pontos mais utilizados são:

Como funciona uma sessão de acupuntura?

Na primeira consulta com o acupunturista, o mais comum é que ele converse com você sobre sua condição e seus sintomas.

Aliás, ele precisa saber de algumas informações sobre você para determinar se o tratamento é adequado para seu caso.

Depois disso, o médico irá examinar o seu corpo para buscar os pontos que serão utilizados na acupuntura. Para isso, ele tocará as agulhas em vários pontos do seu corpo para identificar quais são os ideais.

O acupunturista então insere as agulhas em várias profundidades diferentes, e elas permanecem por alguns minutos.

O tratamento de acupuntura é doloroso?

Não. As dores durante as sessões de acupuntura são mínimas, mas elas não são inexistentes. Você pode sentir uma leve picada no momento de inserir as agulhas, mas é importante ressaltar que essas picadinhas são menos dolorosas do que as de vacinas ou coleta de sangue.

A maioria dos pacientes se sente confortável com a estimulação. Aqueles que nunca fizeram acupuntura, pode-se iniciar com estimulações mais leves e superficiais e, à medida que se vão acostumando e ficando mais à vontade com o método, quando necessário, aumenta-se aos poucos a intensidade da estimulação.

Existem restrições ou contraindicações para a Acupuntura?

A Acupuntura consiste em uma técnica segura e que não possui grandes contraindicações.

Claro, quando é realizada por um profissional especializado e devidamente capacitado para a realização do procedimento.

Ainda assim, existem alguns grupos de risco que devem tomar certos cuidados e consultar um especialista antes de realizar o tratamento.

Isso é necessário para que o médico especialista avalie as condições do paciente e responda se o procedimento será adequado ou não.

Dentre estes grupos de risco, podemos citar os principais:

Para as gestantes, o melhor é conversar antecipadamente com seu médico, já que alguns tipos de Acupuntura têm a capacidade de estimular o parto.

E caso você sinta dor e perceba a presença de alguns hematomas ou pequenos sangramentos nas regiões perfuradas no tratamento, saiba que essas condições não são anormais e costumam se resolver sozinhas em questão de poucos dias.

Quantas vezes e com que frequência é necessário fazer o tratamento?

Depende. A quantidade de sessões de acupuntura para a coluna vai variar muito de paciente para paciente, pois depende da condição de cada um.

Ou seja, depende da gravidade da doença e da resposta do paciente sobre os efeitos do tratamento. Mas, a maioria dos pacientes realiza consultas semanalmente.

Os benefícios da acupuntura podem não ser observados nos primeiros dias de tratamento e o número ideal de sessões para quem deseja alcançar resultados seria ao menos cinco.

Além disso, ainda é válido lembrar que a acupuntura não pode substituir o tratamento médico, que é necessário.

Quanto custa uma sessão de acupuntura?

O preço médio nacional de uma sessão de acupuntura pode variar entre R$ 40,00 e R$ 250,00, dependendo da sua região.

Acupuntura e ortopedia

A técnica pode atuar em conjunto com a ortopedia, uma vez que a estimulação por meio das agulhas desencadeia um processo anti-inflamatório de regiões acometidas por algum tipo de dor, seja ela aguda ou crônica.

Se você chegou até aqui, previna-se e complemente o seu conhecimento com esses próximos artigos:

👉 Coluna travada: Saiba o porquê acontece e o que fazer  

👉 Alongamento para coluna: Aprenda a prevenir a dor nas costas 

👉 Saiba como a obesidade pode gerar problemas na coluna 

👉 Os malefícios causados pela má postura corporal – Dr Henrique Noronha

Fique atento, não negligencie as dores na coluna, assim como assimetrias nos ombros, costelas e bacia…

Em caso de dor na coluna e nos ombros, sempre procure um especialista para que possa receber um diagnóstico mais preciso, de forma a direcionar seu tratamento.
Vale ressaltar a importância de um médico especializado para realizar o diagnóstico correto. Pensando em proporcionar a melhor solução para sanar os problemas dos pacientes, o Dr. Henrique Noronha é médico ortopedista, especialista em cirurgia de coluna e intervenção de dor, usando técnicas minimamente invasivas, se colocando sempre à disposição para trazer mais qualidade de vida às pessoas que sofrem com problemas na coluna – Agende já a sua consulta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.