Dor nas costas e pescoço

As informações disponíveis abaixo não substituem qualquer consulta com seu médico especialista em coluna, pois algum elemento descrito não vai necessariamente se aplicar ao tratamento ou resultado de cada indivíduo.


Sobre a coluna

A coluna vertebral humana é composta de 24 ossos ou vértebras somando a coluna cervical (pescoço), a coluna torácica (no peito) e a coluna lombar (parte inferior das costas), além dos ossos sacrais. As vértebras são conectadas por várias articulações, que permitem dobrar, torcer e suportar cargas. A articulação principal entre duas vértebras é chamada de disco intervertebral. O disco é composto de duas partes, uma camada externa fibrosa e resistente (fibrose do ânulo) e um centro gelatinoso e macio (núcleo pulposo). Essas duas partes trabalham em conjunto para permitir que a coluna se mova e também fornecem absorção de choque. Cada vértebra tem uma abertura através da qual os nervos espinhais viajam (forame vertebral). Em cada nível da espinha, os nervos espinhais saem para os lados esquerdo e direito. Isso permite movimento e percepção de sensação por todo o corpo. A coluna é cercada por músculos que ajudam no movimento. Esses incluem:

Os músculos extensores estão conectados à parte de trás da coluna e ajudam a levantar e levantar.
Os músculos flexores estão conectados à parte frontal da coluna e permitem flexão, inclinação, elevação e arqueamento da coluna lombar inferior.
Os músculos oblíquos estão conectados aos lados da coluna e ajudam a girar e manter a postura.

Sobre a dor nas costas

Quando qualquer parte da anatomia da coluna vertebral, os nervos, os músculos ou os ligamentos circundantes não estiverem funcionando adequadamente, você pode sentir dor. Isso pode incluir dor nas costas, nas pernas e / ou no pescoço, dependendo da disfunção.A duração e intensidade da dor nas costas também varia. Dor pode ocorrer como constante, esporádica ou resultante de certas posições ou atividades. A dor pode se manter em um único local, ou irradiando do pescoço ou de volta para o braço ou mão, ou perna e pé. Se você acha que está sentindo qualquer um destes sintomas, é recomendado consultar um médico especialista em coluna para obter um diagnóstico preciso.

O que causa dor nas costas?

Dor nas costas é tipicamente um resultado de uma lesão ou trauma, um distúrbio como a doença degenerativa do disco (DDD), um tumor, osteoporose ou artrite. Isso pode causar:

  • Dor nas costas, músculos ou ligamentos
  • Instabilidade da coluna vertebral ou escoliose
  • Abaulamento ou hérnia de discos
  • Estenose espinhal e esporões ósseos
  • Compressão do nervo espinhal

A causa principal da dor nas costas pode variar de complicações durante as atividades diárias, anormalidades hereditárias ou congênitas ou alterações anatômicas que ocorrem durante o processo natural de envelhecimento.

Quais são as opções de tratamento?

Estima-se que 80% dos brasileiros terão dor nas costas durante a sua vida. A maioria dos pacientes com dor nas costas não precisam de intervenção cirúrgica e encontram alívio da dor com métodos conservadores. O seu médico pode recomendar um ou mais dos seguintes tratamentos conservadores baseados no seu diagnóstico individual:

  • Fisioterapia e exercícios de fortalecimento;
  • Descanso e restrição de atividade física;
  • Injeções (corticosteroides) para ajudar a reduzir a dor e o inchaço;
  • Medicamentos e analgésicos para reduzir a dor e o inchaço (os medicamentos típicos incluem medicamentos anti-inflamatórios não esteroides);
  • Aplicação de calor e / ou gelo para ajudar a reduzir a dor, a inflamação e os espasmos musculares;

Se os seus sintomas não melhorarem com métodos conservadores, e a dor continua a diminuir a sua qualidade de vida, o seu médico poderá sugerir cirurgia na coluna vertebral.